Se eu pudesse te dar um conselho de ouro, esse seria:  Imprima Suas Fotos Favoritas

Jpeg

Se tem uma dica valiosa que eu posso te dar é: imprima suas fotos favoritas! É isso mesmo que você ouviu, ou melhor, leu! Imprima as suas fotos favoritas.

Daí você vai me dizer, como assim?  Hoje, as fotos são digitais e temos diversos dispositivos e plataformas para guardar nossos arquivos e acessá-los a qualquer hora e de qualquer lugar.

Pois bem, então, eu vou te fazer três perguntas fundamentais pra gente poder conversar melhor depois.

  • De quanto em quanto tempo você para e simplesmente aprecia as fotos que você já tirou e relembra os momentos vividos?
  • Aliás, você se lembra de todos os momentos que você fotografou no ano passado? Sim? Tem certeza?
  • E você armazena suas fotos aonde? Em CD´s, HD´s, memória do celular, pen drive, nuvem?
  • Se não você, quantas pessoas você conhece que teve que formatar o computador ou enfrentou algum problemas com vírus ou até mesmo defeito no pen drive e não conseguiu mais acessar o conteúdo daquele dispositivo?

As opções são infinitas, mas deixa eu te contar uma coisa. As fotos digitais entraram na minha vida já na fase adulta (sim eu sou da geração que viveu tanto a era analógica quanto a digital) e naquela época – juro que nem faz tanto tempo assim – costumávamos guardar as imagens e outros arquivos em disquetes, tanto aqueles flexíveis (5 ¼) quanto os menorzinhos.

Depois, conheci o zipdrive, um disquete mais moderninho. Daí vieram os CD´s, DVD´s, pen drives, HD´s e agora as nuvens.  Sabe o que aconteceu com as imagens que eu salvei nos disquetes, zipdrives e afins? Eu também não saberia se não fosse por uma única razão, eu imprimi as principais imagens. Ufa!

Jpeg

Eu não tinha tantos backups das imagens que fiz, nem me preocupava tanto assim com isso na época. O fato é que hoje, se eu quiser saber exatamente quais as imagens que eu guardei daqueles dispositivos e se elas ainda estão bem preservadas (o que eu duvido), eu teria um trabalhão danado para conseguir.

O que estou querendo dizer é que a tecnologia evolui e consequentemente esses dispositivos, além dos formatos dos arquivos também. Assim, eles podem ficar obsoletos ou incompatíveis com as versões mais atuais mais rapidamente do que podemos imaginar. Se não tomarmos cuidado, podemos perder boa parte das nossas lembranças por não termos as fotos impressas.

E não sou só eu que acha isso não viu! O O vice-presidente do Google e co-criador da web, Vint Cerf, considerado o pai da internet, declarou estar muito preocupado com essa questão. O executivo disse à imprensa que “teme que as gerações futuras possam não ter nenhum registro do século XXI, o que levaria a humanidade a uma “Idade das Trevas Digital”. E ele ainda ressaltou que “O que pode acontecer com o tempo é que mesmo que acumulemos vastos arquivos de conteúdo digital, não saberemos do que se trata”.

Deixe seu comentário!