*14 MITOS* sobre o Scrapbooking

14  Mitos sobre o Scrapbooking_1

Muitas vezes, quando falo para alguém que faço scrapbooking, a pessoa faz uma expressão do tipo: “nunca ouvi falar”. Kkkkk Eu tento explicar, mas só olhando mesmo alguma peça minha é que a pessoa entende melhor. Talvez seja por ser uma palavra estrangeira.  Então, para ajudar a entender um pouco mais sobre essa técnica que eu amo fazer, resolvi esclarecer algumas informações para vocês!

Esse artesanato é muito antigo, surgiu muito antes da fotografia. Mas quem imagina que esse tipo de trabalho é antiquado ou brega, se engana! Atualmente ele não tem mais nada a ver com o que era feito há 5, 10 ou 15 anos! Hoje, ele está renovado, moderno e pode ser customizado e adaptado para qualquer estilo de vida! Então, para eliminar de vez possíveis barreiras que ainda possam existir sobre esse artesanato, eu apresento a você 14 MITOS sobre o Scrapbooking.  Assim, você saberá que essa técnica está mais próxima de você do que você imagina!

  1. É uma técnica desconhecida.

Apesar do nome estranho, em inglês, o Scrapbooking tem muito coisa em comum com as antigas agendas e diários que as adolescentes dos noas 90 costumavam fazer. Estamos muito familiarizados com esses caderninhos cheios de anotações e lembranças. Além disso, se você não fez, certamente conhece alguém que se dedicou a fazer um álbum de viagem ou de casamento bem especial, não é mesmo?

  1. Esse hobby é muito caro.

Posso afirmar com segurança que o scrapbook é um dos artesanatos mais democráticos que existe. Ele cabe em qualquer bolso. Basta você  criar projetos baseados num orçamento específico e recorrer à ideias básicas e simples.

  1. Só os criativos conseguem fazer scrapbooking.

Se você buscar informação sobre produtos e ferramentas disponíveis no mercado e instruções de como usá-los, por meio de tutoriais e passo a passo, você conquistará a habilidade necessária para desenvolver projetos lindos. Basta começar e verá que é mais fácil do que você imagina.

  1. Os materiais são de difícil acesso.

Hoje, por meio da Internet, você consegue adquirir materiais estando em qualquer lugar do país. Há uma variedade grande de lojas online que fornecem os materiais de qualidade com atendimento super especial!

  1. Demora muito tempo para fazer.

Com a ajuda da tecnologia, é possível tornar o scrapbook tão rápido quanto você quer que ele seja. Recorra á tecnologia para se organizar (determine um cronograma dos projetos), além de triar e editar suas fotos já é um bom começo. Depois, opte por projetos básicos, afinal a beleza do simples é incrível!

  1. Para fazer scrapbook é preciso ter bastante espaço físico.

Não há necessidade de muitas ferramentas específicas e espaço ilimitado para estocar materiais. Uma caixa para guardar suas papéis e ferramentas e uma mesa simples já são mais que suficientes.

  1. É muito difícil e complicado fazer um projeto de scrapbooking.

A essência do scrapbooking é combinar elementos variados como fotos, textos e outros detalhes para contar e preservar sua história. É você quem vai contar, então é você quem faz as regras! Simples assim.

  1. Os materiais de scrapbboking disponíveis não fazem muito meu estilo.

Há muito mais entre os produtos que você vê na vitrine de uma loja de artesanato ou papelaria do que você pode imaginar. Independente se seu estilo é retrô, vintage, shaby chic ou ultra moderno, ou até mesmo uma mistura de um ou outro estilo, ou um que você criou que é a sua cara, você encontrará produtos que se encaixam perfeitamente em qualquer ideia ou escolha estética que fizer.

  1. Preciso de uma câmera profissional para fazer scrapbooking.

Com o avanço da tecnologia, a melhor câmera fotográfica é a que você tem. Ponto.

  1. Scrapbooking é para pessoas mais velhas.

O scrapbooking se tornou uma forma de comunicação artística muito importante. Não está limitado à mães que sofrem da síndrome do ninho vazio. Há scrapbookers que são estudantes, passando por profissionais da arte até universitários e bisavós! Não há idade certa!

  1. Está muito tarde para começar a fazer scrapbooking.

O scrapbooking é um tributo às suas memórias, é simples assim mesmo. Não há pré-requisitos para isso. Você pode começar a qualquer hora, com qualquer projeto. Você não precisa sequer seguir uma ordem cronológica. Escolha um momento e comece!

  1. As pessoas que fazem scrapbooking são diferentes de mim.

As pessoas que fazem scrapbooking são mães, pais, filhas, filhas, avós, irmãs, irmãos, tios, amigos que gostam e tiram mesmo muitas fotos. Somos pessoas. Amamos o jeito que levamos a nossa vida, adoramos as nossas famílias, as nossas aventuras. Fazemos questão de registrar tudo porque, lá na frente, queremos lembrar de cada mínimo detalhe!

  1. Scrapbooking é coisa só dos Americanos

O scrapbooking existe  há mias de 100 anos e é adotado como hobby por pessoas de diversos países. Aqui no Brasil, além de lojas (físicas e online) especializadas em materiais somente para esse artesanato, você sabia que há uma feira anual dedicada exclusivamente ao scrapbooking? É verdade!

  1. Scrapbooking é só para quem gosta de álbuns de fotos.

Atualmente a técnica de scrapbooking está tão evoluída que os álbuns de fotos são apenas um dos diversos produtos que podem ser desenvolvidos. É possível criar cadernos, agendas, blocos, lembrancinhas, peças para decoração, peças para festas, tanto para decorar como para servir! É uma arte incrível e superabrangente!

Viu só, agora você não tem mais desculpas para começar! ;)

Deixe seu comentário!