Novidade!!! Minha primeira troca de ATCs promovida pelo ScrapSins

Pessoal,

Quero contar uma novidade muito legal. A partir deste mês começo a participar da primeira troca de ATCs promovido pelo ScrapSins.

Daí você pode me dizer, AT o quê? E eu explico, rsrsrsrs.

ATC é a abreviação para “Artist Trading Cards” que significa a troca, entre artistas, de cartõezinhos (medindo aproximadamente 6,5 cm X 9 cm) criados para serem trocados entre outras pessoas.

A Gil Jussara publicou no blog ScrapSins um post muito legal sobre o tema. De acordo com ela, “os ATCs são miniaturas de “arte”, produzidas uma a uma, que retratam a liberdade criativa”. Ela conta que o projeto foi iniciado em 1997 pelo artista Stirnemann M. Vänçi, de Zurique, na Suíça. Desde então, centenas de pessoas de todo o mundo trocam ATCs.

Mas a Gil também ressalta que “estas pequenas relíquias não devem ser vendidas, apenas trocadas”.

Ela explicou que no verso de cada ATC devem constar as informações básicas do autor: nome, dados para contato, tema e número do ATC.

Neste post, a Gil também deixou pra gente algumas sugestões:

Técnicas: desenho a lápis, carvão, aquarela, marcadores, lápis de cor, pastel, giz de cera, tintas, pontilhado, colagem, costura, fotografia, caligrafia… são apenas alguns exemplos do que se pode utilizar. Imaginem ainda se combinarmos um recurso com outro!

Materiais: chipboard, acetato, plástico, MDF, papel, metal, canvas etc.

Materiais alternativos: band-aids, lixa de unha, papel crepe, papel de embrulho, fios, jogo de cartas, coadores, papel de incenso, sal, glitter, selos postais, bilhetes e recibos antigos, negativos, plásticos, feltros, tecidos… são mais alguns dos materiais permitidos, que geralmente estão à nossa volta e não custam caro. Então, não há desculpa para não tentar…

Reciclar materiais usados , como embalagens de cereais, sacolas plásticas, cascas de ovos e embalagens Pet também é uma ótima opção.

Confesso que estou muito feliz, afinal esta será uma chance para que eu aprenda, experimente e exercite muitas técnicas.

A porposta para estréia é:

Que tal começarmos nos inspirando em um grande artista? Eu adoro Henri Matisse, e selecionei pra vocês esse quadro que vi na semana passada no Centre Pompidou, em Paris.O desafio será criar um ATC baseado nas CORES deste quadro de Matisse, de acordo com os seguintes critérios: 

Tema: Arte – o que isso significa para você 
Técnica: Textura – usar qualquer tipo de textura em seu ATC 
Material obrigatório: Tinta Acrílica – pode ser no ATC inteiro, em um elemento, você decide! 
Data limite para envio: 10 de dezembro de 2010

Um belo de um desafio não né? Estou muito animada, não só pela produção como também pela oportunidade de conhecer muitas pessoas bacanas!
Logo logo volto para mostrar meus primeiros ATCs ok?
Bjs

Deixe seu comentário!