5 Dicas incríveis para organizar as fotos dos seus filhos

Aonde você guarda suas fotos preferidas?

Aonde você guarda suas fotos preferidas?

Depois de dizer a você meu conselho de ouro (aquele de imprimir suas fotos favoritas), nada mais justo do que falar sobre possíveis formas de fazer, certo?

Afinal, o que fazer com as “milhares” de fotos que tiramos todos os anos dos nossos filhos, família e amigos?!?!? Pra dar uma luz e indicar possíveis caminhos, separei abaixo 5 dicas, as que geralmente uso para me organizar! Espero que te ajude também! Então, bora trabalhar!

ANTES DE IMPRIMIR…

  1. FREQUÊNCIA – É a palavra chave na hora de manter todas as imagens organizadas. Para isso, defina um período para copiar (preste atenção, eu disse copiar e não recortar e colar) as fotos do sua máquina ou celular.

ATENÇÃO – Nunca recorte e cole suas imagens da máquina ou do celular, sem ter a garantia de ter copiado todas, com backups já verificados e com as principais fotos impressas. O risco de dar um erro na transmissão das imagens e você perder tudo é grande e o trabalho de recuperação é maior ainda. Digo isso por experiência própria.

DICA: Pode ser uma vez por mês ou a cada três ou quatro meses. O importante é não acumular, assim, o processo não demandará tanto tempo e será algo bem prático.

  1. QUANTIDADE NÃO É QUALIDADE – Essa regra é muito importante, afinal acumular coisas não é nada legal! Para quê serve imagens sem foco, escuras, cortadas e até mesmo repetidas? Então, no momento em que estiver fazendo o download das imagens digitais, já vá observando aquelas que não estão legais e elimine.

DICA: Para facilitar o processo, faça uma primeira triagem, apague as que estão visivelmente ruins (escuras, cortadas e/ou desfocadas). Depois, revise e elimine as que estão repetidas ou muito parecidas.

  1. COMO ORGANIZAR SUAS FOTOS DIGITAIS – É muito importante considerar salvar suas imagens em serviços de armazenamento em nuvem (há várias opções gratuitas – Google Drive, OneDrive, Aplicativo Fotos do Google – e você pode configurar o armazenamento automático do seu celular, o que facilita muito). De qualquer forma, é fundamental ter backups duplos, ou seja, cópias no seu computador, em CD´s, HD´s externos, pen drives, entre outros.

Independente do dispositivo que você optar, manter uma ordem dos arquivos facilita muito. Assim, crie pastas indicando o ano e subpastas que podem ser separadas por meses ou ocasiões, como aniversários, eventos, viagens, etc.

Como organizar suas fotos_1C

 

Como organizar suas fotos_2C

DICA: Em cada pasta, faça uma cópia das imagens principais. Aquelas preferidas, mais marcantes! Essas serão as imagens que valem a pena ser impressas posteriormente.

IMPORTANTE – Se optar por fazer uma cópia em CD, identifique o CD com canetas específicas para isso e não use etiqueta. A cola pode esquentar e danificar a mídia.

  1. COMO IMPRIMIR AS IMAGENS – Assim como você já definiu um período para baixar as imagens no seu computador, organizá-las e garantir seus backups, defina também um período para imprimí-las (Isso mesmo que você leu, imprimí-las. Antes, falávamos revelar a foto, mas na verdade revelávamos a foto no processo analógico, revelando o filme fotográfico e depois imprimindo (por meio da luz) a imagem no papel. Com as imagens digitais, o processo é mais simples, ok?). Assim, você evita saídas constantes só para isso.

Antes de imprimir, tenha em mente aonde gostaria de armazená-las. Assim, você já opta pelo tamanho adequado, pois as opções são muitas.

É possível imprimir em casa, se tiver uma boa impressora e um bom papel. Mas as lojas especializadas são ideais para fazer em grande quantidade e o custo-benefício dessas lojas são bastante acessível. Há também promoções em pacotes que podem ser bem vantajosas.

DICA: Se puder escolher, prefira imprimir suas fotos em papel Mate (efeito fosco). Esse tipo de papel tem excelente qualidade e, por não ter brilho, minimiza as chances de deixar marcas das digitais ao manuseá-las.

COM AS FOTOS IMPRESSAS NA MÃOS…

  1. DÊ PREFERÊNCIA POR ARMAZENAR SUAS FOTOS EM ÁLBUNS – Os álbuns são práticos e permitem que você separe as imagens de forma superorganizada, dividindo-as por anos ou por eventos/ocasiões.

Mas não é só por isso. Os álbuns de fotos mantêm as imagens longe de exposição da luz e da umidade (impedindo a proliferação de fungos e bactérias), facilitam no transporte e no manuseio, conservando seu acervo por muito mais tempo.

DICA: Mas atenção, opte por álbuns de materiais livres de ácidos e outros aditivos químicos, pois estes podem interferir e danificar suas imagens ao longo do tempo.

Se você ainda não tem os álbuns em mãos. Separe as fotos em envelopes identificados por etiquetas. E espere até poder adquirir a melhor opção de álbum para você.

Love to Keep_Envelopes identificados_1

Love to Keep_Envelopes identificados_2

Atenção: Só escreva no verso da própria foto se tiver uma caneta própria para isso. Do contrário, você certamente danificará a imagem de forma irreversível, já que a tinta da caneta comum, e até mesmo a pressão que fizer ao escrever no verso, pode comprometer a imagem. O mesmo serve para etiquetas, pois a cola que já vem no material não é livre de ácido e com o passar do tempo, pode danificar o papel e a imagem. então, pra quê arriscar, não é mesmo?

Por hoje, é isso!

Espero que você tenha gostado e até a próxima dica! ;)

Deixe seu comentário!